O mundo da edição de vídeo profissional no PC tem vários nomes próprios. Poderíamos falar do Adobe Premiere, Final Cut, Lightworks ou até do Pinnacle Studio, mas um dos programas que mais destaca nesse setor e que oferece um dos melhores resultados é sem dúvida o Sony Vegas Pro.
Este software leva anos sendo uma das ferramentas de pós-produção e renderização de vídeo mais populares, apesar de não pertencer mais à Sony, mas sim à Magix, e ter eliminado qualquer referência à multinacional japonesa de seu nome, continua sendo um dos programas favoritos entre os profissionais da edição de vídeo. É uma das soluções mais intuitivas para manipular conteúdos audiovisuais em tempo real, apesar de exigir certos conhecimentos avançados e muito tempo livre para aperfeiçoar o uso de todas suas funções.
Principais características do Magix Vegas Pro
Edição de imagem, vídeo e ´sudio com resultados profissionais.
Possibilidade de editar vídeos vindos de até 32 fontes diferentes.
Linha temporal para ajustar fotogramas de forma simples e intuitiva.
Introdução de efeitos, transições entre faixas e filtros.
Ferramentas de máscaras para formas e efeitos.
Criar projetos tridimensionais com ajustes 3D estereoscópicos e a possibilidade de adicionar profundidade aos elementos 2D.
Compatível com infinitos formatos, incluindo vídeo em 4K e imagens RAW.
Infinidade de plugins disponíveis para aumentar as funções já extensas do programa.
O que nos traz a versão 16 do Vegas Pro?
Em comparação com edições anteriores, a nova versão deste software lançado em setembro deste ano traz uma infinidade de novidades que melhoram ainda mais as funções avançadas na edição disponíveis até agora:
HEVC/ H.265: graças a essa tecnologia o usuário pode compactar ainda mais seus vídeos, sem perder um ápice de qualidade, economizando espaço de armazenamento e facilitando sua difusão via streaming.
Suporte nativo para ProRes: este software não depende mais no desenvolvimento de apps de terceiros para oferecer suporte para arquivos ProRes, garantindo assim que os vídeos não sofram perdas na qualidade.
Escalonamento inteligente: graças à nova tecnologia de escalonamento é possível converter gravações em HD para 4K ou UHD mantendo a mesma qualidade de imagem.
Compatibilidade com imagens em alta frequência (HFR) permitindo aos profissionais do vídeo aproveitar ao máximo o potencial das câmeras para gravar em FPS mais alto.
Nova opção de acelerar o vídeo em até 40 vezes sua velocidade normal.
Zoom inteligente: durante a pós-produção podemos incluir zooms criados posteriormente sem perder a qualidade da imagem.
Nova função Hover Scrub que facilita ao usuário marcar os pontos de entrada e saída dos videoclipes.
Novos plugins para introduzir diferentes efeitos de vídeo como vinhetas.
Maior suporte hardware para tornar este programa compatível com mais câmeras de vídeo.
Nova função de criação e autoria de DVDs e Blurays profissionais.
Quanto custa Vegas Pro em português?
Este software vem em 3 edições diferentes, e com preços que variam por volta dos UD$ 400 dólares para a versão Pro Edit, UD$ 800 para a versão Pro Suite, e com a edição padrão por volta de UD$ 600 dólares.